As práticas de e-commerce mudaram em 2020 e, agora, mais do que nunca, o foco dos negócio é a experiência do usuário. Confira 5 tendências para 2021
A pandemia mudou definitivamente a maneira como as pessoas fazem compras. De acordo com uma pesquisa recente da Comscore, o tempo gasto no varejo é maior em aparelhos móveis, que contam hoje com mais de 72 milhões de usuários ativos no Brasil. Apesar disso, ainda existem 17 milhões de pessoas que utilizam apenas o computador no seu dia a dia, sendo necessário que as empresas adaptem suas lojas de e-commerce para funcionarem perfeitamente em ambas plataformas. E essa não foi a única mudança que vimos. As práticas de e-commerce mudaram ao longo dos meses de 2020 e, agora, mais do que nunca, o foco dos negócio é a experiência do usuário. Confira 5 tendências para observar em 2021.
1. Omnichannel é rei
Seja em vendas, logística, cadeia de suprimentos ou comunicação,
omnichannel é uma das palavras do momento e o futuro de todos os
negócios em desenvolvimento. Omnichannel é uma estratégia de conteúdo de
canal cruzado que as organizações usam para melhorar a experiência do
usuário e conduzir melhores relacionamentos com seu público. O segredo
para uma estratégia omnicanal vencedora é entender o que seus clientes
precisam antes mesmo que eles saibam que precisam, oferecendo ao seu
cliente todo o suporte por meio de diferentes canais de vendas. Depois
de ter uma experiência completa para seus clientes em diferentes canais e
dispositivos que pareça natural e consistente, você aumentará suas
vendas exponencialmente e tornará os clientes leais à sua marca.
2. Voice Shopping
“Ok Google”, “Hey Siri” e “Hi Alexa” se tornarão as frases mais
faladas depois que o Voice Shopping se tornar uma realidade em todo o
mundo. As pessoas estão começando a gostar da ideia de ter um assistente
com dispositivo de voz em suas casas, como Assistente Google e Alexa. A
compra por meio desses dispositivos de voz chegará a US $ 40 bilhões em
2022. Isso acontecerá porque a Amazon e o Google estão visando mercados
ao redor do mundo, incluindo diferentes idiomas. Essas empresas apostam
no conforto e comodidade para seus clientes e muitas outras seguirão
criando aplicativos que usarão comandos de voz para executar suas ações.
À medida que a popularidade dos dispositivos assistidos por voz
aumenta, há uma preocupação crescente com a privacidade do usuário. Essa
conversa provavelmente continuará no próximo ano.
3. Produtos verdes e sustentabilidade assumirão o controle
A nova geração é formada por compradores conscientes, seu
comportamento de compra é focado em valores como responsabilidade social
e ambiental. Em 2021, se as marcas não se adaptarem a uma política
pró-sustentabilidade, ecológica e livre de crueldade, elas correm o
risco de serem substituídas por empresas que, embora potencialmente mais
caras, defendem essas práticas. Os jovens consumidores preferem marcas
que compartilhem seus valores e moral, empresas que tenham um propósito
definido.
4. AI e AR
Espera-se que a inteligência artificial (IA) e a realidade
aumentada (AR) sejam um dos maiores investimentos dos vendedores em
2021. As empresas gastarão dinheiro e esforços para garantir que o
e-commerce ofereça a melhor experiência aos clientes. Os benefícios da
IA no próximo ano virão principalmente da otimização do processo e da
maximização da receita. Embora a IA ofereça experiências personalizadas
para pessoas diferentes, rastreando o histórico do cliente e o
comportamento de navegação e oferecendo exatamente o que ele está
procurando ou a combinação perfeita para o que acabou de comprar, o AR
se concentrará em satisfazer a necessidade do cliente de inspecionar
fisicamente o produto, mostrando todas as características do seu produto
e como ficaria bem com eles, mas no conforto de suas casas.
5. Comércio visual
Uma imagem vale mais que mil palavras, dizem eles. E isso nunca
poderia ser mais preciso quando se trata de comércio eletrônico. As
lojas mais relevantes do mundo não usam imagens apenas na página de
produtos, mas também em todo o site para atrair a atenção dos
consumidores e convertê-los em clientes na hora. Toneladas de imagens de
alta qualidade podem comprometer a velocidade de carregamento da página
e diminuir a experiência do cliente, portanto, as empresas precisam
ficar de olho nisso. Para 2021, os e-commerces terão de investir em
formatos modernos para venderem, como imagens e vídeos 360° dos
produtos, ferramentas de busca visual e se manterem atualizado com as
novidades em imagem.
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