Marte era habitável? Novo estudo faz sugestões a esse respeito

 

 
Evidências de atividade vulcânica mostram que erupções podem ter ocorrido, aumentando a possibilidade de condições habitáveis ​​recentes (Crédito: Reprodução/Unsplash)
 
 

        Evidências de atividade vulcânica recente em Marte podem mostrar que erupções podem ter ocorrido nos últimos 50 mil anos, aumentando a possibilidade de condições habitáveis ​​recentes. É a conclusão de um artigo publicado na revista Icarus pelo cientista pesquisador do Instituto de Ciências Planetárias David Horvath. 

         A maior parte do vulcanismo no Planeta Vermelho ocorreu entre 3 e 4 bilhões de anos antes, com erupções menores em locais isolados continuando talvez apenas 3 milhões de anos atrás. Mas, até agora, não havia nenhuma evidência para indicar se Marte poderia permanecer vulcanicamente ativo.

        Usando dados de satélites orbitando Marte, a equipe de pesquisa encontrou evidências de uma erupção em uma região chamada Elysium Planitia que seria a erupção vulcânica mais recente conhecida em Marte.

        Esta característica é semelhante a manchas escuras na Lua e em Mercúrio e sugere que são erupções vulcânicas explosivas. A maior parte do vulcanismo na região de Elysium Planitia e em outras partes de Marte consiste em lava fluindo na superfície, embora existam numerosos exemplos de vulcanismo explosivo em Marte.

        O local da erupção recente fica a cerca de 1.600 quilômetros do módulo de aterrissagem InSight da NASA, que tem estudado a atividade tectônica em Marte desde 2018. Dois terremotos foram localizados na região ao redor de Cerberus Fossae e trabalhos recentes sugeriram a possibilidade de que isso poderia ser devido a o movimento do magma em profundidade.

        Um depósito vulcânico como este também aumenta a possibilidade de condições habitáveis ​​perto da superfície de Marte na história recente. A interação do magma ascendente e do substrato gelado nesta região pode ter fornecido condições favoráveis ​​para a vida microbiana recentemente e aumenta a possibilidade de existência de vida nesta região.

 

 

 

Postar um comentário

2 Comentários

NellBux disse…
Muito Difícil ,o mais provável que marte era um planeta vulcânico talvez vida microbiana quem sabe no passado, se fosse para dar um palpite aposto que vénus tinha vida igual terra :D
NellBux disse…
a proposito de uma olhadinha meu aplicativo se puder NellBux
Parabéns pelo Blog :)