Singularidade Tecnológica

 Singularidade Tecnológica


A singularidade tecnológica é um ponto futuro hipotético no tempo em que o crescimento tecnológico se torna incontrolável e irreversível, resultando em mudanças na civilização humana.

A hipótese mais proeminente da singularidade tecnológica é chamada de explosão de inteligência em que um agente inteligente atualizável como um computador executando inteligência artificial baseada em software entraria em uma "reação descontrolada" de ciclos de autoaperfeiçoamento, com cada geração nova e mais inteligente aparecendo mais e mais rapidamente. Isso acabará causando uma explosão de inteligência e resultando em uma superinteligência poderosa que ultrapassaria de longe toda a inteligência humana combinada.

Origem

O termo singularidade foi popularizado por Vernor Vinge em seu ensaio de 1993,The Coming Technological Singularity. Nesse artigo, ele escreveu que a singularidade sinalizaria o fim da era humana, pois a nova superinteligência continuaria se atualizando e avançaria tecnologicamente a uma taxa incompreensível. 

Na década de 2010, Stephen Hawking e Elon Musk expressaram preocupação de que a inteligência artificial total pudesse resultar na extinção humana. As consequências da singularidade e seu potencial benefício ou dano à raça humana têm sido intensamente debatidas.

Possibilidades futuras

O crescimento exponencial da tecnologia de computação sugerido pela lei de Moore é comumente citado como uma razão para esperar uma singularidade em um futuro relativamente próximo, e vários autores propuseram generalizações da lei de Moore.

Uma superinteligência, hiperinteligência ou inteligência sobre-humana é um agente hipotético que possui uma inteligência muito superior à das mentes humanas mais brilhantes e talentosas. "Superinteligência" também pode se referir à forma ou grau de inteligência possuída por tal agente.

Entre 1986 e 2007, a capacidade específica do aplicativo das máquinas para calcular informações per capita praticamente dobrou a cada 14 meses, e a capacidade per capita dos computadores de uso geral do mundo dobrou a cada 18 meses. A capacidade global de telecomunicações per capita dobrou a cada 34 meses e a capacidade de armazenamento mundial per capita dobrou a cada 40 meses.

Mudanças dramáticas na taxa de crescimento econômico ocorreram no passado devido a algum avanço tecnológico. Apenas com base no crescimento populacional, a economia dobrou a cada 250.000 anos desde o Paleolítico até a Revolução Neolítica.

O termo "singularidade tecnológica" reflete a ideia de que tal mudança pode acontecer repentinamente e que é difícil prever como o novo mundo resultante operaria. Portanto, não está claro se uma explosão de inteligência desse tipo seria benéfica, prejudicial ou mesmo uma ameaça existencial, já que a questão não foi tratada pela maioria dos pesquisadores de inteligência artificial geral.

Se há algo que está claro sobre a questão da singularidade tecnológica, é que será um marco histórico que pode não ser palpável pela raça humana até que seja tarde demais para reverter o avanço descontrolado da tecnologia.

Postar um comentário

0 Comentários